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Vitamina K

Definição?

Este nome vem da palavra coagulação, devido a sua função no processo de coagulação sanguínea. A vitamina K também é chamada de menadiona ou fitomenadiona, medida em mcg, existe nas formas K1, K1 (naturais) e K3 (sintética).

Funções da Vitamina K no organismo?

•    É importante para o fígado na conversão da proteína protrombina em trombina (fator de coagulação do sangue);
•    Ajuda na prevenção de hemorragias interna, hemorroidas e sangramentos excessivos durante o período menstrual;
•    Também é eficaz na luta contra tumores malignos.

Quantidades diárias recomendadas?

•    Não é recomendado mais do que 100 mcg, no caso da vitamina K sintética pode ser tomado até 500 mcg (sob orientação).

Quais os alimentos que encontramos vitamina K?

•    Iogurtes preferencialmente feitos de leite de ovelha e cabra; vegetais verdes; brotos de alfafa e comprimidos; gema do ovo; óleo de açafrão prensado a frio; óleo de peixe; alga marinha e nos melados.

Carência?

A deficiência de vitamina K pode causar hemorragia, problemas de coagulação do sangue, isco de doença celíaca, do colite e de infecções da boca.

Obs: a vitamina K é destruída pelo raio X, pela poluição do ar, pelo congelamento de alimentos, pela aspirina e medicamentos. Devendo ser tomado somente com supervisão de um naturopata ou um médico.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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