Home » Vitaminas » Vitamina F

Vitamina F

Definição?

A vitamina F não é realmente uma vitamina é um nome coletivo para ácidos graxos insaturados, as gorduras essenciais: ácido linoleico e linolênico, é medida em miligramas.

Funções da Vitamina F no organismo?

  • Ajuda a queimar gorduras saturadas;
  • Utilizada em tratamentos da pele, acne e eczema e para diminuir os níveis de colesterol no sangue;
  • Previne a anemia, mantém os cabelos e pele saudáveis, quando em conjunto com o PABA  e o ácido pantotênico, desacelera a perda da pigmentação dos cabelos;
  • É fundamental para o crescimento das crianças;
  • Mantém o peso estável;
  • Melhora a qualidade do leite materno;
  • Protege contra parasitas intestinais;
  • É útil no tratamento de problemas menstruais.

Quantidades diárias recomendadas?

Não existe um limite de recomendações diárias recomendadas, mas o ideal é que 1% da ingestão de calorias seja destes ácidos.

Quais os alimentos que encontramos Vitamina F?

Encontramos vitamina F na forma de Ômega 3, nos peixes do hemisfério norte, nos óleos vegetais prensados a frio, óleo de germe de trigo, óleo de semente de girassol, semente de abobora, óleo de milho, óleo de açafrão, óleo de soja, óleo de amêndoas, óleos de nozes, exceto castanha do pará e castanha de caju.

Carência?

A falta de vitamina F poderá ocasionar acne, eczema, problemas de pele, psoríase, tensão pré menstrual, cólicas e irritabilidade.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. Victor Laurent disse:

    Bom dia, Maria Clara!

    Possuo uma duvida, mais voltada para a curiosidade: por que não consideram como uma vitamina F como uma “verdadeira vitamina”? E por que as grandes companhias de suplemento não a consideram essencial? Digo isso com base na composição dos multivitaminicos que conheço, são pouquíssimos que apresentam a vitamina F.

    • Maria Clara disse:

      Olá, Vitamina F é o mesmo que ácido graxo essencial, composta por ácido graxo insaturado, solúvel na gordura, encontrada em alguns alimentos, descritos acima na matériapublicação (óleo de germe de trigo, óleo de semente de girassol, semente de abóbora, óleo de milho, óleo de açafrão, óleo de soja, óleo de amêndoas, óleos de nozes). Em relação às grandes companhias, não posso responder por elas, Penso que é fundamental sim a ingestão dessa vitamina, haja vista, a importância para o bom funcionamento do organismo, conforme citado acima na publicação (Vitamina F).


Deixe seu comenário