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Vitamina E

Definição?

A vitamina E é considerada umas das mais importantes para nosso organismo, foi descoberta em 1922, quando os pesquisadores estavam analisando a descoberta de distúrbios reprodutivos ocasionados devido a alimentação em que os ratos recebiam. A pesquisa levou a descoberta do Tocoferol, e só a partir daí a vitamina foi isolada do óleo do germe de trigo, e hoje oito tipos de tocoferol são produzidas de óleo de plantas – alfa, beta, gama, delta, épsilon, zeta, eta e teta. É uma vitamina pertencente ao grupo das lipossolúveis, medida em IU, cada unidade equivale a 01 mg. Sendo que o alfatocoferol é a mais eficaz, d-alfatocoferol é a natural e d-1-alfatocoferol é a forma sintética que não é recomendada.

Funções da Vitamina E no organismo?

  • É de fundamental importância para absorção do ferro, principalmente quando se toma suplementação de ferro;
  • É um excelente antioxidante;
  • Diminui os níveis de gordura e colesterol do sangue, reduz os riscos cardíacos e fortalece os músculos do coração;
  • Ajuda a decompor gorduras;
  • Reduz a acidez e oxidação das células;
  • Juntamente com a vitamina C ajuda a prevenir a trombose;
  • Previne e elimina cicatrizes e problemas da pele;
  • Auxilia na formação de hormônios das glândulas suprarrenais, da glândula pituitária e dos hormônios sexuais;
  • É útil na fertilidade feminina e masculina, protege a gravidez e evita problemas no feto;
  • Ajuda a curar infecções.

Quantidades diárias recomendadas?

  • Para bebes de até 01 ano varia de 01 a 04 mg;
  • Para adultos de 10 a 30 mg.

Quais os alimentos que encontramos Vitamina E?

  • Grãos integrais – trigo integral, arroz integral – germe de trigo e óleo de germe de trigo, no óleo do milho e de soja prensado a frio, ovos, brócolis, broto de feijão, espinafre, soja e vegetais com folhas verdes.

Carência?

Na falta da vitamina E poderá ocorrer fraqueza muscular, degeneração muscular, inchaço e destruição dos músculos, prejudicar o metabolismo das gorduras, possibilidade de esterilidade, câncer diabetes, artrite, trombose e comprometer o crescimento das crianças.

Obs:Pessoas com pressão alta ou válvulas do coração danificadas devem tomar doses menores do que uma pessoa com pressão arterial normal, já pessoas com pressão baixa devem tomar doses de vitamina E natural maiores.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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