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Vitamina B6

Definição?

A vitamina B6 foi isolada em 1938 e produzida sinteticamente neste mesmo ano, também é conhecida como piridoxina. No entanto, sua importância só foi reconhecida quando se descobriu sua ligação com convulsões, epilepsia em crianças e a comida esterilizada e sintética para bebês (quando descobriu-se que a esterilização destrói a B6). É solúvel em água, e o excesso é eliminado através da urina, sendo necessário repor a cada oito horas. A B6 consiste em piridoxina e piridoxinal, necessário ao metabolismo em uma dieta rica em proteína.

Funções da Vitamina B6 no organismo?

  • É fundamental para o metabolismo de carboidratos e gorduras;
  • Fundamental para absorção de vitamina B12;
  • É Importante para a produção de células vermelhas no sangue e de ácidos do estômago;
  • É importante durante a gravidez, amamentação e para mulheres que tomam anticoncepcionais, tratamento de anemia, edemas e diálise nos rins;
  • Combate o estresse, falta de lembrança dos sonhos;
  • Ajuda a manter o equilíbrio entre sódio e potássio;
  • É diurético natural;
  • Permite que o glicogênio armazenado seja convertido em glicose;
  • Ajuda na produção de ácido clorídrico;
  • Auxilia em tratamentos de inflamações do trato urinário e articulações;
  • Combate dores nas pernas e câimbras;
  • Previne problemas da pele, acne e náuseas;

Quantidades diárias recomendadas?

As doses diárias de vitamina B6 para um determinado indivíduo variam conforme a dieta adotada, quanto maior for o consumo de proteínas, maior será a dose de vitamina B6.

  • Crianças de até 06 meses de idade é de 03 mg;
  • Crianças de até 03 anos de idade é de 0,6 a 0,9 mg;
  • Crianças com até 06 anos de idade é de 1,3 mg;
  • Crianças de até 10 anos de idade é de 1,8 mg;
  • Para adolescentes com até 18 anos de idade é de 02 a 2,2 mg;
  • Adultos varia entre 02 a 2,6 mg, o que irá depender de fatores tais como: fumo, álcool, gravidez, uso de anticoncepcionais.

Quais os alimentos que encontramos vitamina B6?

A vitamina B6 é encontrada em órgãos internos (fígado e rins), germe de trigo, levedura de cerveja, farelo de trigo, ovo, leite, semente de girassol, melado, nozes, frutas secas, vegetais de folhas verdes, alfafa, abacate e cevada.

Carência?

  • Causa problemas do nível de açúcar no organismo;
  • Ardência e dormência nas pernas;
  • Tontura, náusea, anemia;
  • Problemas nervosos, confusão mental, convulsões, epilepsia;
  • Edema, urina de cor esverdeada, problemas com o colesterol;
  • Feridas na boca, alopecia, seborreia e infecções na pele.

Obs: para um melhor desempenho da vitamina B6 deve ser administradas doses de vitamina B1, B2, C e magnésio. Doses elevadas podem causar perturbação no sono e induzir a problemas com o sistema nervoso, portanto as doses não podem ultrapassar 500mg, antes de iniciar qualquer tratamento procure um médico.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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