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Vitamina B5

Definição?

As pesquisas realizadas com essa vitamina começaram no século XX. Também é conhecida como ácido pantotênico, cálcio pantothenate ou pantonol. É um componente vital para as células das plantas vivas ou célula animal. Uma alimentação balanceada nutricionalmente supre as necessidades de vitamina B5, no entanto alguns fatores existentes na alimentação moderna destroem ou neutralizam essa vitamina.

Funções da Vitamina B5 no organismo?

  • Síntese do neurotransmissor acetilcolina;
  • Essencial ao desenvolvimento do sistema nervoso central;
  • Essencial para criação da coenzima A, que está ligada ao metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras;
  • Fundamental para o bom funcionamento das glândulas suprarrenais;
  • Produz cortisona natural (importante no fator imunológico);
  • É essencial para a produção de outras vitaminas do complexo B;
  • Ajuda a converter o açúcar e a gordura em energia;
  • É Fundamental para a saúde do sistema digestório;
  • Junto com a vitamina A auxilia em tratamentos alérgicos;
  • È utilizada em tratamentos de artrite, inflamatórios (cria anticorpos);
  • Combate toxidez resultante de antibióticos;
  • Ajuda a curar feridas e herpes em conjunto com a vitamina C;
  • Combate estresse e fadiga.

Quantidades diárias recomendadas?

  • Crianças com 01 ano de idade é de 02 a 03 mg;
  • Crianças de até 03 anos de idade é de 03 mg;
  • Crianças entre 04 e 10 anos de idade varia de 03 a 05 mg;
  • Para adolescentes com até 18 anos varia de 04 a 7 mg;
  • Adultos, pode variar de 04 a 07, dosagens mais altas podem ser administradas dependendo do caso.

Quais os alimentos que encontramos vitamina B5?

  • Maioria dos vegetais e frutas, leite, iogurte, levedura de cerveja, ovos, germe de trigo, maisena, trigo mouro, sementes de girassol, legumes secos, grãos integrais, nozes, fígado e rins.

Carência?

A carência ocasiona os seguintes problemas: úlcera duodenal, problemas digestivos, constipação, inflamação nas articulações, sistema imunológico fraco, problemas circulatórios, formigamento, hipoglicemia, fadiga, dores de cabeça, batimento cardíaco acelerado durante esforço físico, vertigem, má formação de fetos durante gravidez.

Obs: a Vitamina B5 pode ser produzida pelas bactérias presentes no intestino. Calor, conservantes encontrados em alimentos industrializados, e alguns remédios (como estrogênio e sulfa) podem destruir a vitamina B5.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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