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Vitamina B2

Definição?

Também conhecida como Riboflavina ou vitamina G, foi identificada em 1926, sendo isolada em 1932. É fator chave nos processos como transporte de hidrogênio e a conversão de carboidratos em aminoácidos e ácidos graxos. Desempenha um papel importante na visão (assim como a vitamina A), pele, boca e cabelos. È fotossensível, principalmente a luz ultravioleta.

Funções da Vitamina B2 no organismo?

  • Auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos;
  • Ajuda na conversão do aminoácido essencial, triptofano, em niacina;
  • Ajuda os olhos a se adaptarem a luz;
  • Protege a saúde da pele, lábios, língua e cantos da boca;
  • É vital para o crescimento, sistema reprodutor, mulheres grávidas e quem toma anticoncepcional;
  • É importante também para diabéticos e pessoas com úlcera.

Quantidades diárias recomendadas?

  • Crianças com até 01 ano de idade é de 0,4 a 0,6 mg;
  • Crianças com até 06 anos de idade é de até 1 mg;
  • Adolescentes com até 18 anos e de 1,3 a 1,6 mg;
  • Adultos a dose varia de 1,2 a 1,3 mg podendo ser aumentada em casos de pessoas com diabetes, que consomem muita carne vermelha, mulheres grávidas ou que tomam anticoncepcionais, estresse.

Quais os alimentos que encontramos vitamina B2?

  • Abacate, salsa, coentro, quiabo, alcachofra, milho, bata doce, alho, brócolis, cogumelos frescos, maiorias dos vegetais e frutas, levedura de cerveja, levedura de tórula, gema de ovo, leite, queijos, peixe, algas, amêndoas, gergelim integral, pão integral, castanha do pará, noz, lentilha e trigo mouro.

Carência?

A falta de vitamina B2 pode ser identificada pelos seguintes sintomas:

  • Dores e rachaduras nos cantos da boca;
  • Língua vermelha e brilhante;
  • Vermelhidão no globo ocular, dores e fadiga nos olhos;
  • Deficiência de produção das células vermelhas do sangue;
  • Pele oleosa, eczema, tonturas;
  • Dificuldade para urinar, irritação vaginal.

Obs: a vitamina B2 é hidrossolúvel, o excesso é eliminado através da urina (apresentando coloração amarela), no entanto quantidades excessivas da vitamina podem causar coceira e dormência nos membros.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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