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Vitamina B12

Definição?

A vitamina B12 também é conhecida como cianocobalinas ou hidroxicoblamina, é o único composto nos organismos vivos que contém cobalto. É encontrada em alimentos e comprimidos na forma concentrada cobalamina. Foi identificada em 1955, mas a os sintomas ocasionados devido à carência dessa vitamina só foi conhecido em 1977. A partir dessa data passou a ser produzida sinteticamente.

Funções da Vitamina B12 no organismo?

  • Essencial para formação das células vermelhas do sangue;
  • È necessária para produção de insulina e secreção da bílis em conjunto com a vitamina B1 e B5;
  • Melhora a ação do ácido fólico e do ferro;
  • É importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, da medula óssea e todas as células;
  • Importante para produção ácido nucleico e para troca de aminoácido;
  • Importante papel para o metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos;
  • Importante para aquele que sofrem de asma, alergias, perturbações psicóticas, agitações, esquecimentos e psicose maníaco depressiva;
  • Melhora o crescimento em crianças e facilita o apetite;
  • Combate odores do corpo e dores de cabeça;
  • È importante para uma série de enzimas do tecido nervoso, incluindo nervos da coluna vertebral.

Quantidades diárias recomendadas?

  • Bebês com até 06 meses é 05, mcg;
  • Crianças de até 03 anos é de 02 mcg;
  • Adolescentes com até 18 anos é de 03 mcg;
  • Para adultos é de 03 mcg, sendo aumentado durante a gravidez, ou dependendo da condição física do indivíduo;

Quais os alimentos que encontramos vitamina B12?

  • Carnes vermelhas, fígado, ovos, lacticínios (queijos), vegetais em conservas ou fermentados, como chocrute e tofu (de soja).

Carência?

  • A falta de B12 poderá ocasionar anemia perniciosa, língua inchada, debilidade, perda de peso, formigamento nos membros, irregularidade no andar (sensações de dormência no dedos da mãos e dos pés), desaparecimento dos reflexos nervosos nos joelhos ou tendão de aquiles.
  • A falta de vitamina B12 se dar devido a não ingestão de alimentos essenciais, por excesso de consumo de álcool, ingestão de refeições com excesso de líquidos, uso de anticoncepcionais ou comprimidos para dormir.

Obs: a vitamina b12 poderá ser sintetizada nos intestinos na presença de um fator extrínseco (um tipo de proteína). Deve ser ingerida em combinação com ácido fólico e outros tipos de vitamina B. Dietas rica em proteínas devem conter uma quantidade maior de vitamina B12 juntamente com vitamina C para melhorar a absorção.

É extremamente necessário para os adeptos as dietas vegetarianas que tomem um suplemento e vitamina B12, apesar dessa dieta ser rica em ácido fólico e vitamina B1, não compensa a vitamina B12 podendo ocasionar danos nervosos.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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