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O que comer antes e após os exercícios?

Todas as refeições são de fundamental importância para a dieta de um esportista, no entanto uma atenção maior deve ser dada a alimentação antes e após os exercícios, a refeição deverá garantir um ótimo rendimento, além de ser fator chave para o desenvolvimento do músculo. O aumento de massa magra ocorre através do equilíbrio entre três fatores: atividades físicas, alimentação e repouso, aqui discutiremos o fator alimentação.

Refeição antes das atividades físicas

O ideal é que o individuo realize uma refeição 01 hora antes de realizar os exercícios, devendo conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos, proteínas, sendo reduzida a quantidade de fibras, frutose e gorduras. O carboidrato aumenta significativamente o glicogênio contido nos músculos e fígado, melhorando assim, o desempenho, maior liberação de insulina, maior disponibilidade de aminoácidos para os músculos, previne a hipoglicemia e os sintomas relacionados, fonte de energia para o musculo durante as atividades físicas, maior aporte hídrico.

Refeição após das atividades físicas

Após a realização de qualquer atividade física, principalmente musculação é importante realizar uma refeição o quanto antes, não ultrapassando o período de 01 hora. Auxilia no processo de recuperação muscular e evita o catabolismo melhorando o perfil anabólico, diminui a degradação proteica miofibrilar e rápida ressíntese de glicogênio. O uso de suplementos também é importante para um melhor desenvolvimento da massa magra (crescimento muscular), mas só deverá ser ingerido com orientação de um profissional qualificado.

O indivíduo que pratica fitness, atividade físicas, que quer obter um ganho de massa muscular deverá ter uma reposição nutricional adequada para que o organismo não retire do seu próprio corpo os nutrientes que ele necessita para desempenhar tal função, todos os nutrientes são importantes, desde que em quantidades adequadas, no entanto o consumo de proteínas de alto valor biológico (proteína soja isolada, colágeno e proteína de soro do leite) deverá ser maior, para reparar as fibras musculares, manutenção da cartilagem, tendões e sustentação dos músculos. Introduzir alimentos integrais são importantes, dão mais energia, disposição, são enriquecidos com vitaminas, sais minerais e proteínas, dão saciedade por um maior intervalo de tempo. Cada indivíduo tem uma dieta especifica, por isso é fundamental antes de iniciar qualquer atividade física fazer uma avaliação com um profissional qualificado.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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  1. Leonara Franco disse:

    Boa noite!
    Gostaria de informações sobre palestras e congressos!
    Pos favor, contacte-me atravéz do e-mail
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    Obrigada


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