Home » Nutrição » Nutrição e terceira idade

Nutrição e terceira idade

Nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções vitais do nosso organismo. São as substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o bom funcionamento do nosso corpo, tendo diferentes funções em nosso organismo, portanto uma alimentação saudável é fundamental para mantermos a saúde em bom estado em todas as fases da vida.

Na terceira idade, a alimentação não desempenha apenas o papel de nutrir, ela atua no tratamento e prevenção de determinadas doenças.

Alguns fatores são muito importantes e devem ter atenção especial, como: estado de saúde físico, mental e emocional, hábitos alimentares anteriores (em outras fases da vida, alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos, redução no paladar e do olfato.

Conforme a idade vai aumentando, consequentemente a pessoa envelhece e suas necessidades energéticas diminuem, no entanto, a necessidade dos nutrientes aumenta. Devido a esse fato deve-se priorizar alimentos de alto valor nutricional.

Alguns idosos deixam de comer alimentos mais consistentes e passa a comer alimentos pastosos, como: sopas, chás, torradas, entre outros. Mesmo nessa fase é importante que se estimule a mastigação e seja adotado práticas alimentares saudáveis dentro de uma dieta balanceada.

A atenção deve ser dobrada caso o idoso tenha algum tipo de doença, sendo necessário ter um acompanhamento nutricional adequado.

Dicas:

É importante consumir alimentos de grupos variados, na consistência adequada, conforme a capacidade que o idoso tenha de mastigar os alimentos, comer de forma fracionada, evitando assim a sensação de estomago cheio.

Consumir água para que não fique desidratados ou venha a desenvolver problemas renais, alguns idosos não sentem sede ou não desejam beber líquidos devido a incontinência urinária.

Pratique algum tipo de atividade física com acompanhamento de um profissional.

Com uma alimentação balanceada, a nutrição estará presente em todas as fases da vida, assim o idoso terá uma saúde tranquila.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário