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Nutrição durante o carnaval! É possível?

Veja algumas dicas nutricionais para os foliões que vão curtir o carnaval durante os dias de festa e agitação. A nutrição é de fundamental importância para que você curta a festa sem transtorno e para que após a festa você não venha comprometer sua saúde.

Fique de olho na desidratação!

Os dias estão quentes, com muito sol – tome bastante água, sucos de fruta, água de coco, a água atua como reguladora de nossa temperatura, ajuda na eliminação de sais e outras substâncias, é fundamental nos demais fluidos do corpo e participa de várias reações químicas.

Lembre-se de:

• Beber água de forma moderada;
• Durante a festa leve uma garrafa d’água e tome um ou dois goles, ou seja, beba aos poucos, sempre que precisar;
• Após a festa é o momento de repor mais uma parte da água que foi perdida durante o a folia.

Alimentação!

Consuma nutrientes antioxidantes, neste período o cansaço, as noites mal dormidas favorecem a formação dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento celular, o famoso envelhecimento precoce), então é de fundamental importância o consumo de alimentos ricos em antioxidantes (frutas, verduras, castanha, etc). As frutas e verduras são boas fontes de açúcares, importantes para os exercícios físicos, e livres de várias substâncias que podem nos fazer mal.

• Evite alimentos gordurosos, frituras, fast food, biscoitos em geral;
• Evite o consumo exagerado de bebidas alcóolica, são calóricas e aumentam a diurese, elevando os níveis de desidratação.

Vale salientar que é melhor ingerir alimentos naturais do que suplementos ou energéticos, os energéticos podem aumentar a frequência cardíaca, aumentam a diurese e podem ocasionar problemas maiores se aliados às bebidas alcóolicas.

Garanta que sua refeição contém boa quantidade dos mais diversos nutrientes importantes para a saúde, só assim você poderá garantir que a estrutura de seu organismo não será afetada pelo esforço prolongado. Der preferencia pelos carboidratos integrais como pão integral, granola, aveia, arroz, batata, linhaça, entre outros, eles garantem saciedade por um período maior, possuem absorção mais lenta, fornecendo assim, energia por mais tempo.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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