Home » Doenças » O que é anorexia?

O que é anorexia?

A principal característica da anorexia nervosa é a recusa do individuo em manter um peso ideal na faixa etária normal e altura. O temor de ganhar peso se torna uma perturbação na percepção do tamanho ou forma do corpo.

A perda de peso geralmente, e obtida por meio da redução do consumo de alimentos. Onde começam restringir alimentos considerados calóricos, chegando a um estado de dieta muito restritiva. A pessoa que sofre de anorexia tem muito medo de ficar gordo. A preocupação de engorda aumenta à medida que o peso real diminui. A forma corporal e o peso são distorcidos por essas pessoas.

A anorexia ocorre com maior frequência em mulheres jovens, chegando rapidamente a um grau de desnutrição estrema.

Sintomas?

  • Perda exagerada de peso em um período curto de tempo;
  • Recusa em fazer refeições acompanhada de amigos ou familiares;
  • Preocupação excessiva com valor calóricos dos alimentos;
  • Comprometimento do ciclo menstrual, redução da produção de estrogênio, ocasionando a interrupção da menstruação;
  • Prática excessiva de atividades física;
  • Depressão, síndrome do pânico;
  • Visão distorcida da forma do corpo;
  • Problemas cárdicos.

Tratamento dietético?

Sob orientação de um médico deve se aplicar uma dieta alimentar gradativa, evitando assim uma sobre carga no sistema digestivo e cardíaco, geralmente há necessidade de internação hospitalar, acompanhado de medicação ante depressivo.

A dieta deve ser fracionada em dez refeições diária, inicialmente leve ate chegar a dieta normal, exigindo um acompanhamento multidisciplinar: médicos ,nutricionista , psicólogo .

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. [...] com pouca fibra, muitas proteínas, alimentos industrializados refinados, causada também por distúrbios psiquiátricos, desordem funcional do intestino, uso excessivo de medicamentos, etc. O bom funcionamento do [...]


Deixe seu comenário