Home » Doenças » Nutrição e Doenças crônicas

Nutrição e Doenças crônicas

As doenças crônicas são um grupo de enfermidades, cuja instalação no organismo se inicia com alterações sem que o indivíduo perceba e demoram a manifestar seus sintomas. A maioria não tem cura devido às lesões irreversíveis no organismo.

As principais doenças crônicas são: aparelho circulatório, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças pulmonares, osteoporose, obesidade, artrose, dislipidemias (excesso de gordura no sangue).

A nutrição tem um papel fundamental no tratamento dessas doenças, partindo de uma abordagem nutricional e dietética, por meio da reeducação alimentar, introdução de hábitos alimentares saudáveis com o objetivo de prevenir ou tratar tais problemas.

O risco para o desenvolvimento de doenças crônicas está ligado às condições de vida, pobreza, estres, consumo excessivo de produtos alimentícios industrializados, hábitos de fumar e consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo.

O combate a essas doenças vem sendo trabalhado com programas de educação alimenta sem interferência na cultura alimentar de cada região. Algumas entidades atuam com projetos de sensibilização alimentar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. [...] relações mais importantes entre os cânceres adulto são: os tipos de alimentos, os ingredientes, atividade física, obesidade, doenças crônicas, estilo de vida, etc. podendo está associado ao tabagismo, alguns [...]


Deixe seu comenário