Home » Doenças » Nutrição e câncer

Nutrição e câncer

Cada vez mais as evidência comprovam uma relação direta entre a nutrição e alguns tipos de cânceres, podendo os fatores nutricionais exercer alguns efeitos em diversos locais do câncer. Uma das relações mais importantes entre os cânceres adulto são: os tipos de alimentos, os ingredientes, atividade física, obesidade, doenças crônicas, estilo de vida, etc. podendo está associado ao tabagismo, alguns tipos de vírus, ou exposição à radiação ionizante.

Alimento como legumes, verduras e frutas englobam uma variedade de alimentos vegetais que podem influenciar o risco do câncer. Pesquisas apontam que os ricos de cânceres colorretal, gástrico e Pulmonar é mais baixo em pessoas que ingerem quantidades significativas de legumes verduras e frutas. Os principais componentes desses alimentos possíveis participantes na prevenção do câncer incluem as fibras, vitaminas C e E, os carotenoides, os flavonoides, os folatos e os glicosinolatos.

A carne vermelha e a carne processadas estão relacionadas ao aumento do risco de câncer, já a ingestão de peixe e aves apresentam associação inversa.

Os carboidratos na maior parte dos países apresentam a principal fonte de energia, no entanto, a quantidade e o tipo de carboidrato constitui um fator importante na determinação dos padrões de cânceres.

Pessoas obesas apresentam um risco elevado para o desenvolvimento de cânceres do cólon, do reto, da mama, do endométrio, do rim, do esôfago e vesícula biliar. A obesidade aumenta as concentrações plasmáticas de insulina, reduz os fatores de crescimento, influenciando também nos hormônios sexuais.

A atividade física cada vez mais tem sido um aliado para redução do risco de câncer, exercendo vários efeito metabólicos positivos no combate a esta doença.

Um cuidado especial no cozimento dos alimentos é primordial, a contaminação de alimentos e bebidas durante a cocção podem aumentar o rico de câncer. Alguns tipos de câncer apresentam várias causas contribuintes, embora existam poucas evidências em relação aos efeitos da nutrição no desfecho do câncer.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário