Home » Doenças » Constipação Intestinal

Constipação Intestinal

Constipação intestinal ou prisão de ventre, é uma doença ocasionada principalmente pela alimentação inadequada, dieta pobre em fibras, alimentação industrializada, sedentarismo entre outros fatores.

as principais causas são: hábitos alimentares inapropriados, com pouca fibra, muitas proteínas, alimentos industrializados refinados, causada também por distúrbios psiquiátricos, desordem funcional do intestino, uso excessivo de medicamentos, etc. O bom funcionamento do intestino depende de muitos fatores tais como:

  • ingestão de água;
  • consumo de alimentos saudáveis, rico em fibras;
  • consumo de alimentos com alto teor de gorduras saudáveis;
  • consumo de alimentos probióticos;
  • prática regular de atividade física.

As fibras são encontradas em leguminosas, hortaliças, frutas e cereais integrais. As gorduras saudáveis, nas castanhas, nozes, azeite de oliva e peixes.

As fibras tem importante papel na formação do bolo fecal, que juntamente com a água ingerida e a prática de atividade física estimulam a atividade muscular intestinal. Uma dieta rica em fibras produz um bolo fecal volumoso e macio, que facilita a evacuação.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário