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Como tratar a Hipertensão

Hipertensão?

A hipertensão é uma doença comum, que vem afetando parte da população brasileira. Muitas pessoas nem sabem que sofrem do problema, pois, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, no entanto vai comprometendo em silêncio os órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos.

O que é a hipertensão arterial?

Trata-se da pressão exercida pelo coração sobre as artérias, que pode ser medida por dois valores; máximo (pressão sistólica), que diz respeito à pressão que o coração faz para bombear o sangue em direção aos outros órgãos e o mínimo (pressão distólica) que se refere à acomodação do sangue nos valos sanguíneos.

Sintomas?

A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresenta sintomas. Quando presente, porém, podem manifestar-se como dor de cabeça, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido.

Causas?

Segundos os médicos, a hipertensão é uma doença de múltiplas causas, caracterizada pelo aumento mantido dos valores da pressão arterial.  A maioria dos casos não há uma causa conhecida para a hipertensão. No entanto, eventuais problemas endócrinos e renais, gravidez, uso frequente de alguns medicamentos (anticoncepcionais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides e moderadores de apetite) de cocaína, bem como doenças neurológicas, podem ser causas de hipertensão arterial. Fatores relacionados a uma vida sedentária e a uma má alimentação também são fatores influentes no desenvolvimento da doença.

Como tratar?

Aqui apresento algumas medidas que devem ser empregadas na rotina diária da pessoa: mudanças no estilo de vida.

  1. Controle de peso: mantenha o peso na faixa ideal mediante dieta balanceada, aliada a pratica de exercício físico;
  2. Redução da ingestão de sódio: limite a ingestão do sódio a 2,4 g de sódio ou a 6 g de cloreto de sódio;
  3. Aumento da ingestão de potássio: o recomendado é que a ingestão diária fique de 2 a 4 g de potássio, contidos numa dieta rica em frutas e vegetais;
  4. Redução ou abandono da ingestão do álcool: limite a ingestão do álcool a 30 ml de etanol para homens e metade dessa quantidade para as mulheres;
  5. Prática de exercício físico: realize exercícios aeróbicos, de 30 a 40 minutos por dia, no mínimo 3 vezes na semana, com acompanhamento de um profissional;
  6. Aumente a ingestão de suplementos de cálcio e magnésio: prefira incluir essa suplementação através de uma alimentação saudável.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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  1. lelyndia caroline disse:

    gostei muito disso fiz ate uma pesquisa para eu levar para escola fui muito legal minha professora adorou pediu para mim até fazer outra ai e estou fazendo mais eu adorei esse blog


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