Home » Dietas » Reduzir, ganhar ou manter o peso

Reduzir, ganhar ou manter o peso

Quando falamos em reduzir, ganhar ou manter o peso, a idéia que vem logo a nossa mente é a dieta, ou seja a proibição de comer determinados alimentos, engana-se que pesa assim.

Dieta vem de uma palavra grega que significa qualidade de vida. Dieta é muito mais que uma proibição alimentar, é mudar a qualidade de vida, favorecendo o bem estar e a saúde.

Reduzir, ganhar ou manter o peso nada mais é que que a combinação de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e em quantidades satisfatórias ao nosso Gasto Energético Total, aliado a pratica regular de atividades físicas.

Independente da meta, deve-se evitar alimentos gordurosos, gorduras saturadas e trans, alimentos processados, consumir sal ou açúcar em excesso. Dê preferencia pelo suco natural ao invés de refrigerantes.

Medidas simples podem ser praticas diariamente. A  Pirâmide Alimentar é um guia fundamental para auxiliar uma dieta, criada pelo Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA) em 1992. Seu objetivo é obter o consumo variado de alimentos, uma menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.

Na base da pirâmide está a prática de atividades físicas e os alimentos que devem ser ingeridos em maior quantidade, a medida que vai subindo os níveis da pirâmide vai diminuindo o consumo de determinados alimentos.

  • Grupo dos açúcares: 1 – 2 porções, o equivalente a 110 Kcal
  • Grupos de carne bovina, suína, peixe, frango e ovos: 1 – 2 porções, o equivalente a 190 Kcal
  • Grupo das Hortaliças: 4 -5 porções, o equivalente a 15 Kcal
  • Grupo do Leite e Produtos Lácteos: 3 porções, o equivalente a 120 Kcal
  • Grupo de Óleos e Gorduras: 1 – 2 porções, o equivalente a 73 Kcal
  • Grupo dos Pães, Cereais, Raízes e Tubérculos: 5 – 9 porções, o equivalente a 150 Kcal

Observe:

piramide alimentar

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. ito disse:

    gostei do site continue assim….


Deixe seu comenário