Home » Dietas » Efeitos da berinjela no emagrecimento

Efeitos da berinjela no emagrecimento

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro comprovaram que a farinha de berinjela é um aliado importantíssimo para aqueles que precisam reduzir seu peso

O laboratório da Faculdade de Nutrição da UFRJ juntou um grupo de mulheres com idade entre 45 e 55 anos todas com excesso de peso. Foram divididas em 02 grupos, um consumindo a farinha de berinjela em sua dieta e outro não, as que adicionaram à dieta quatro colheres de sopa da farinha diariamente perderam 6 kg em 2 meses com redução de medidas na cintura e quadril, o dobro do que perdeu o grupo que não ingeriu a farinha.

Propriedades?

A berinjela é rica em vitaminas A, B1, riboflavina, niacina e C. É boa fonte de fibras, potássio, manganês, cobre e ácido fólico. Além de vitaminas e minerais, também contém fitonutrientes importantes com atividades antioxidantes, incluindo compostos fenólicos e flavonóides que ajudam a combater os radicais livres e a proteger as membranas celulares, mantendo-as íntegras.  Devido ao seu valor nutritivo e por ser pobre em calorias, em 100 gramas temos cerca de 26 calorias, tem-se utilizado bastante em dietas para emagrecimento.

Os pesquisadores afirmam que o ato de torrar e triturar a polpa e a casca aumentam o efeito emagrecedor. Mas não se detenha a isso, a dieta equilibrada e atividade física regular são indispensáveis para obter resultados positivos no emagrecimento.

Contra indicação?

Fica uma alerta é para pessoas que tem problemas renais e de vesícula, pois devem consumir berinjela com moderação devido ao fato de a berinjela ser rica em oxalatos, uma substância encontrada em algumas plantas e animais que, quando muito concentrada no corpo, pode cristalizar e causar problemas.

Alimentação?

Você poderá está incluindo esta hortaliça no seu cardápio na forma de saladas crua ou cozida com ou sem casca, entradas, acompanhamento ou até mesmo como prato principal.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. mcnutrir@gmail.com

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. MARCO AURELIO disse:

    CREIO QUE NÃO DEVEMOS SUBESTIMAR O ASSUNTO “ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO”,……POIS HOJE A RAZÃO DAS DOENÇAS E MORTES PREMATURAS E A FALTA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR……..SE O CORPO TEM SAÚDE ,EXISTE ATE UMA MOTIVAÇÃO A MAIS PARA VIVER…..


Deixe seu comenário