Home » Dietas » Dieta do Metabolismo

Dieta do Metabolismo

O metabolismo é o processo de entrada e de absorção dos nutrientes no organismo. Esse procedimento é realizado em duas fases:

  • Anabólica (momento em que os nutrientes entram no corpo) e;
  • Catabólica (fase responsável pela absorção dos nutrientes).

Para absorver os nutrientes dos alimentos durante a após as refeições, o corpo necessita de energia, que é retirada da glicose. Caso esse processo não ocorra perfeitamente, o alimento não será devidamente ingerido e pode se transformar em gordura.

Ao praticar uma atividade física, o corpo consegue captar mais glicose presente no organismo e também passa a aproveitá-la melhor (o corpo buscará por energia, necessária para se movimentar).

No entanto é fundamental, antes de iniciar qualquer atividade física, se alimentar corretamente durante o café da manhã; que é a mais importante refeição do dia que fornecerá energia para todo o dia.

Nosso corpo necessita de energia para processar os alimentos, se a pessoa ficar sem comer o organismo entenderá que não pode desperdiçar nutrientes, e o metabolismo para de trabalhar, conseguentemente o organismo não queima gordura, o que não é bom para quem quer emagrecer.

Acelere o metabolismo

Através de uma alimentação saudável e constante pratica de exercícios físicos é possível acelerar o metabolismo.

  • Evite guloseimas, até mesmo refrigerantes Light, barrinhas de cereais (rica em conservantes), biscoitos, etc;
  • Elimine adoçantes e alimentos processados, como os enlatados e os congelados, são ricos em açúcares, em sódio e em grãos refinados, que praticamente não possuem nutrientes;
  • Alterne sua alimentação de três em 03 três horas, totalizando de 05 a 06 refeições por dia, seguindo uma dieta balanceada, reduzindo a quantidade de alimentos ingeridos;
  • Pratique atividade física, pois ajuda a aumentar o metabolismo em 25%.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário