Home » Dietas » Dieta do mediterrâneo

Dieta do mediterrâneo

Essa dieta foi criada pelo médico Ancel Keys em 1945, baseada no consumo de azeite de oliva. Foi inspirada na culinária do Mediterrâneo. A dieta propõe uma alimentação com uma pequena quantidade de gordura saturada. Sua explicação para a redução de peso é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal.

É permitido consumir gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (salmão, atum, anchova, sardinha), ômega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, sementes de gergelim, girassol, castanhas e nozes), frutas cítricas, verduras e vinho. As gorduras saturada, a carne vermelha, os doces e açúcares em geral não são proibidos, no entanto devem ser consumidos moderadamente. Essa dieta apresenta algumas vantagens: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de câncer, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade. Mas é preciso ter cuidado com o consumo do vinho para se tornar uma pessoa dependente.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário