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Alimentação para diabéticos

Procure fazer no mínimo 06 refeições diárias, entre jantar, almoço, lanches e ceia, de forma equilibrada, nunca coma mais em uma refeição e menos na outra. Devendo ser o intervalo de uma refeição para outra entorno de 2 horas e meia, nunca ultrapasse 3 horas.

Alguns alimentos devem ser evitados, tais como: AÇÚCAR, MEL, DOCES, SORVETES, GELATINAS, PUDIM, COMPOTAS, FRUTAS SECAS E CRISTALIZADAS, ROSCA, TORTA, BALAS, BISCOITOS, CHOCOLATES, MASSAS (LASANHA, CANELONI, RAVIÓLI, PIZZAS), FARINHAS (MANDIOCA, TRIGO, MILHO E AVEIA), REFRIGERANTES, BEBIDAS ALCOÓLICAS (O ALCOOL CONTÉM MUITAS CALORIA E PODEM LEVAR A UM AUMENTO DE PESO, FATOR EXTREMAMENTE PERIGOSO AOS DIABÉTICOS).

Já outros devem ser restringidos: BOLACHA DE ÁGUA E SAL, TORRADAS, BATATA, MANDIOCA, BETERRABA, ARROZ, MACARRÃO, MILHO VERDE, FEIJÃO, ERVILHA, SOJA, LENTILHA, VAGEM (QUANDO INGERIDOS DEVEM SER REDISTRIBUIDOS EM TODAS AS REFEIÇÕES, DE MODO A EVITA EXCESSO DE ALGUM DESSES ALIMENTOS EM UMA ÚNICA REFEIÇÃO).

Alimentos permitidos: LEITE DESNATADO, CAFÉ, SUCO DE FRUTA, FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES.

Obs: tenha cuidado com o consumo de frutas, pois elas possuem açúcar natural e não podem ser consumidas em excesso. As frutas mais doces são: banana, caqui, figo e uva; as que têm menos açúcar são abacaxi, morango e melancia.

QUEIJOS MAGROS, CARNES MAGRAS, ÓLEO VEGETAL EM POUCA QUANTIDADE, FIBRAS.

Obs: o consumo de fibras melhora o controle do diabetes.

Recomendações importantes: utilize adoçante no lugar de açúcar, pratique atividade física regular.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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