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Triptofano: substância aliada da saúde emocional

Ovos, carne de peru e aveia são fonte principais do aminoácido

O triptofano é um aminoácido essencial para a saúde do organismo. Encontrado em alimentos como: ovos, peru, linhaça, chocolate amargo, semente de abóbora, aveia, entre outros. A substância é requisitada pelo cérebro e age juntamente com a vitamina B3 e o magnésio na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Vale lembrar que o organismo não produz o triptofano de maneira natural, logo é necessário ingeri-lo através da alimentação. Vamos conferir os benefícios do triptofano e suas  funções para o corpo:

Alivia a sensação de estresse

O triptofano controla diretamente os níveis de cortisol, substância bioquímica responsável por apresentar efeitos emocionais ao corpo. Pessoas que possuem pouca quatidade de triptofano no organismo correm maior risco de sofrer por ansiedade ou transtornos decorrentes de traumas.  Todos estes sintomas serão agravados na falta do aminoácido.

Ótimo para qualidade do sono

Na presença do triptofano, neurotransmissores como a serotonina e a melatonina – ambas responsáveis pela qualidade do sono -, são produzidas naturalmente. Diversos estudos associam poucas horas de sono ao maior consumo de açúcares refinados e gorduras e pouco consumo de vegetais e alimentos saudáveis ao organismo. Logo, uma alimentação equilibrada e saudável está associada a qualidade do sono e à maior produção de triptofano.

Responsável pela sensação de bem-estar

Estudos comprovam que a ausência de triptofano pode causar maior irritabilidade, pois dificulta a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Melhora a concentração

Estudos comprovam que crianças com déficit de atenção possui 50% menos triptofano do que uma criança considerada normal. Explica-se pelo fato de que o triptofano é o produtor da serotonina, substância com efeito calmante responsável pela concentração.

Quantidade recomendada para o consumo

De acordo com pesquisa realizada no veículo Natural Medicine Journal é recomendado o consumo de e a 6 gramas de triptofano ao dia. É  altamente indicado a ingestão de suplementos de triptofano no caso de pessoas que sofrem de depressão. Para essa possibilidade consulte sempre um médico especialista.

Fonte: www.onlinefarma.com.br

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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