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Saiba quais os benefícios do café!

Certamente você já deve ter se perguntado se o café faz bem ou mal ou bem a saúde? Quantas xícaras de café devo consumir ao dia? Todas as suas dúvidas vão ser esclarecidas!

Quantidade sugerida?

A quantidade ideal de café a ser consumida diariamente não deve exceder a 05 xícaras, estudos revelam que acima dessa quantidade o café passa a prejudicar a saúde. Se tomado de logo de manhã cedo, o café ajuda a aumentar a capacidade de atenção, concentração e de formação de memória, tanto em adultos como em crianças. Até 05 xícaras é tolerável, mas estudos revelam que acima de 04 xícaras aumenta a irritabilidade, o nervosismo, a pressão arterial, liberação de ácidos no estômago, podendo levar a uma gastrite. Essa quantidade deve ser dividida durante o dia em intervalos de 02 em duas horas. Observe a tabela:

QUANTIDADE IDEAL DE CAFÉ PARA CONSUMO DIÁRIO
Consumo
de Café
Início da
Manhã
Meio da
Manhã
Início da
Tarde
Meio da
tarde
Até 10 anos 50ml 50ml 50ml 50ml
10 a 15 anos 100ml 50ml 100ml 100ml
15 a 20 anos 100ml 100ml 100ml 100ml
20 a 60 anos 150ml 150ml 150ml 150ml
Acima dos 60 anos 150ml 50ml 100ml 50ml

*Fonte: Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC)

Pessoas com problemas no estômago devem diminuir o consumo, inclusive café em seguida do cigarro e café puro, mas pode tomar junto com um carboidrato, como por exemplo, um pão.

É melhor tomar Café filtrado ou expresso?

Sem dúvidas o café filtrado, pois consegue segurar um pouco mais as substâncias lipídicas do café que podem elevar o colesterol sanguíneo. O ideal é utilizar água não muito quente, e não colocar o pó na água pra ferver, e sim no filtro, para consumo imediato. Para aqueles que apreciam o sabor do café, o ideal é consumir sem açúcar e sem adoçante.

Componentes do Café?

O componente mais conhecido é a cafeína, responsável pelo estímulo do sistema nervoso central. Possui também as lactonas (atuam também no cérebro de forma benéfica), celulose (estimula o intestino), minerais (que são aproveitados no organismo), açúcares (sucrose e glicose, que dão o sabor), proteínas (formam a tinta e dão a cor do café), tanino (interfere no sabor), lipídeos, niacina, aminoácidos, ácidos clorogênicos, entre outras substâncias.

% das substâncias presentes no grão de café?

  • CAFEÍNA ( 1- 2,5 % )……………………………termo-estável
  • ACIDOS CLOROGÊNICOS ( 7 – 9 % )…………termo-lábil
  • NIACINA ( 0,5 % )……………………………….termo-lábil
  • AMINOÁCIDOS ( 2,5 % )…………………………termo-lábil
  • SAIS MINERAIS ( 3 – 4 % )…………………….termo-lábil
  • AÇÚCARES ( 30 – 50 % )………………………..termo-lábil
  • LIPÍDEOS ( 10 – 20 % )………………………….termo-lábil
  • DIVERSOS ( voláteis, pigmentos, cinzas, etc)..termo-lábil

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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