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Qual a quantidade ideal de doce que podemos ingerir?

É difícil resistir a um bom pedaço de doce. Porque sentimos essa necessidade de comer doces exageradamente?

A sensação de prazer ao comer um pedaço de doce está ligada à produção de serotonina em nosso organismo, substância responsável por melhorar nosso humor, causando sensação de bem estar. O açúcar refinado presente nos doces é metabolizado pelo nosso organismo de forma mais fácil, a serotonina precisa de açúcar para ser produzida, e entrará no sistema circulatório em maior quantidade, proporcionando de imediato a sensação de prazer ao consumir um pedaço de doce.

Outra explicação seria a relação cultural e social da identidade com a comida. Geralmente os doces estão presentes nos momentos agradável, por exemplo: festas de aniversários.

No entanto é necessário um cuidado maior ao consumir doces em nossa dieta, o excesso de doce poderá se transformar em vício, uma vez que o pâncreas se acostuma a produzir insulina (hormônio responsável por transportar o açúcar para dentro da célula), ocasionando uma queda no nível de glicose no sangue e o cérebro de imediato avisa ao organismo para comer mais doce. Podendo causar sérios problemas a saúde como obesidade e diabetes.

A Organização de Agricultura e Alimentos (FAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomedam que as quantidades diárias de açúcar que devem ser consumido não podem ultrapassar 10% do total de calorias consumidas no dia, o que seria em mediadas caseiras 03 colheres de sopa de doce ao dia.

O ideal é que crianças e idoso consumas apenas 50 gramas de açúcar diariamente. Para os adolescentes, 75 gramas e para os adultos 70 gramas para os homens e 60 gramas para as mulheres. No caso de mulheres grávidas, durante o período da gravidez ocorre à resistência a insulina, aproximadamente 15% das mulheres gravidas desenvolvem diabetes nesse período.

O açúcar é essencial ao bom funcionamento do organismo, desde que em quantidades adequadas. Uma boa dica é a substituição do açúcar refinado por frutas, cereais e pães integrais.  O açúcar presente nas frutas é suficiente para nosso corpo. Não que seja abolido os alimentos contendo açúcar refinado, como bombons, chocolates, etc., podemos eventualmente comer algo desse tipo. No entanto o ideal é que no dia a dia seja consumido mais frutas, essa opção além de evitar doenças é ideal para aqueles que estão querendo emagrecer.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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  1. [...] 10 anos as recomendações diárias para o consumo de açúcar, eram de 10% das calorias diárias, a partir de 2014, a Organização Mundial de Saúde – OMS [...]


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