Home » Dicas de Saúde » Propriedades do Agrião

Propriedades do Agrião

O agrião, como a maioria das verduras folhosas apresenta baixo teor calórico, para cada 100 gramas fornece apenas 22 calorias. É uma das principais fontes de vitamina A (conhecida como caroteno ou retinol), importante para nutrição do globo ocular, manutenção do equilíbrio da pele, e atua também na proteção contra doenças infecciosas. Apresenta vitaminas do complexo B (formada por um complexo de 8 vitaminas), que são fundamentais para o metabolismo celular, vitamina C (ácido ascórbico) desempenha papel antioxidante – evitando o aspectos degenerativos envelhecimento.

Possui elevado potencial de sais minerais: Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro, nos quais são fundamentais para funcionamento da glândula tireóide, formação de ossos e dentes, evitam fadiga mental e estão ligados a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

O agrião atua no combate a tuberculose, acido úrico, raquitismo, cistites, efeitos da nicotina e formação de pedras nos rins. O agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e muito bom para os diabéticos.

O agrião é recomendado para o tratamento de bronquites e enfermidades do peito. Pode ser utilizado em saladas e sucos.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário