Home » Dicas de Saúde » Propriedades da pimenta

Propriedades da pimenta

A pimenta, durante muito tempo, trouxe alguns mitos como: provocar gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas. Ao contrário do muitos pensam a pimenta possui muitos benefícios, pesquisas revelam que a capsaicina, (fitoquímico que confere o gosto picante) é o principal responsável pelas propriedades funcionais da pimenta, dentre elas destacam-se:

  • Dissolução de coágulos sanguíneos (uma aspirina natural);
  • Dissolução de muco dos pulmões;
  • Expectorante;
  • Descongestionante;
  • Indutor da termogênese (efeito de transformar parte das calorias dos alimentos em calor);
  • Antioxidante;
  • Anti bacteriana.

As pesquisas científicas revelam também que o uso da pimenta vermelha durante às refeições, proporciona ação no Sistema Nervoso Simpático com respectivo aumento da liberação de catecolaminas – noradrenalina e adrenalina, com consequente diminuição do apetite e da ingestão de calorias, proteínas e gorduras nas refeições seguintes, Ajudando no emagrecimento. A adrenalina e a noradrenalina também são responsáveis pelo estado de alerta, daí a ingestão de pimenta estar também associada à melhora de ânimo em pessoas deprimidas.

Aspectos Nutricionais da pimenta

Além de ser nutritivo, a pimenta possui vitamina A, B e C, quantidade significante de magnésio, ferro e aminoácidos. O Ácido Fólico e o Betacaroteno presentes nas pimentas atuam no combate ao câncer.

As pimentas aumentam a taxa metabólica do organismo fazendo com que cerca de 6 gramas de pimenta queimem aproximadamente 45 calorias.

Breve histórico da pimenta

O consumo de pimenta são registrado por volta de 9 mil anos nos sítios  arqueológicas em Tehuacán, México. Outros sítios arqueológicos pré-históricos (2500 a.C.) são conhecidos no Peru, nas localidades de Ancon e Huaca Prieta.

No Brasil o cultivo de pimenta era típico dos índios na época do descobrimento do Brasil, eles cultivavam uma variedade grande de pimentas. Hoje o cultivo é feito em todas as regiões destacando a Bahia, Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os tailandeses e coreanos são considerados os maiores consumidores de pimenta do mundo; o consumo atinge até oito gramas por dia por pessoa. Algumas pessoas consomem pimenta por que acreditam que é afrodisíaca e afasta o mau olhado. Outros rejeitam devido a característica ardida da pimenta: chamada pungência.

As espécies mais cultivadas no Brasil são:

  • Bode (C. chinense) – frutos arredondados ou achatados, vermelhos e amarelos. É muito picante, frutos maduros são utilizados em conservas.
  • Cambuci (C. baccatum var. pendulum) – frutos vermelhos em forma de campânula ou de sino. Com sabor adocicado, utilizada em saladas.
  • Cumari-do-pará (C. chinense) – frutos triangulares e amarelos quando maduros. muito picante, é utilizada em conservas.
  • Cumari-verdadeira (C. baccatum var. praetermissum) – frutos arredondados ou ovalados, vermelhos e muito picantes.
  • Dedo-de-moça (C. baccatum var. pendulum) – frutos alongados e vermelhos. Sua pungência é baixa, é utilizada em molhos, conservas e desidratada, em flocos (calabresa).
  • Jalapeño (C. annuum) – originária do México, com frutos grandes, sabor forte e pungência mediana.
  • Malagueta (C. frutescens) – apresenta pungência de média para alta, é a mais utilizada para “esquentar” o acarajé.
  • Pimenta-de-cheiro (C. chinense) – frutos alongados, triangulares ou retangulares. A coloração também é variável – amarelo ao preto, pungência varia do doce até muito picante.

Os tailandeses e coreanos são considerados os maiores consumidores de pimenta do mundo; o consumo atinge até oito gramas por dia por pessoa. Algumas pessoas consomem pimenta por que acreditam que é afrodisíaca e afasta o mau olhado. Outros rejeitam devido a característica ardida da pimenta: chamada pungência.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. mcnutrir@gmail.com

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. Najara disse:

    Amei essa matéria pois sou louca por pimenta.

  2. Arturo R Campo disse:

    Gostei muito do artigo sobre as propriedades da pimenta, gostaria saber tambem quais som os estados ou região onde mas se consume pimenta no Brasil
    Obrigado


Deixe seu comenário