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Pilates e seus benefícios a saúde

O que é pilates?

O Método Pilates foi elaborado no começo do século XX pelo atleta alemão, Dr.Joseph Pilates. O Pilates é um sistema de exercícios desenvolvido para melhorar a flexibilidade, a consciência corporal, o equilíbrio e força, sem ocasionar a hipertrofia muscular.

Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, a má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam uma saúde ruim. Pilates estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome.

O pilates é um sistema de exercícios que envolvem o corpo e a mente por meio de uma série de movimentos controlados. Esse exercício promove o fortalecimento muscular uniforme, especialmente do abdome, quadril e coluna, melhora a postura, circulação, respiração, resistência, formando um corpo mais alongado.

Quem pode fazer pilates?

A prática de Pilates é recomendada para todas as pessoas independentemente do sexo e idade recomendado para grávidas, idosos, pessoas sedentárias, para criança acima dos 12 anos, atletas e bailarinos.

Quais os benefícios ao praticar pilates?

Realinhamento postural, aumento da flexibilidade e da resistência, alívio das dores crônicas e tensões musculares, equilíbrio físico e mental, combate ao stress, ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão, além de estimular a circulação. Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.

Quais os princípios do método Pilates?

  • Controle
  • Concentração
  • Movimento Fluído
  • Respiração

Posso praticar Pilates em casa?

O Pilates deve ser orientado por um instrutor, a prática dos exercícios em casa não seria o ideal, por vários motivos, pois, o método exige que se tenha um determinado controle dos movimentos e alinhamento postural.

Onde e com quem praticar Pilates?

O Pilates pode ser ministrado por um Fisioterapeuta ou por um Educador Físico, em academias e estúdios de pilates, não se iluda com aulas em grandes grupos, procure um atendimento personalizado e siga sempre as orientações de seu instrutor.

Dica: não esqueça que para uma vida saudável, a prática de atividades físicas deve está sempre aliada a uma dieta balanceada e equilibrada, trazendo benefícios à saúde, entre eles maior coordenação motora, aumento de gasto energético, melhora a capacidade cardiorespitatória, diminui o estresse e risco de doenças como a hipertensão, obesidade e diabetes.

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Sobre: Camila

Instrutora de Pilates - Graduanda em Fisioterapia/UNIME

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  1. Pierre Dantas disse:

    Maravilhoso o texto, linguagem limpa e bem expressa. Tão informativo que deu até vontade de fazer Pilates.

    Conheço pessoas que usam o PIlates para auxiliar nos movimentos do esporte que eu faço (bodyboarding) e se dão muito bem com o exercício. Agora entendo um pouco da razão através de todos os benefícios explanados no texto.

    Parabéns.

  2. Adriana disse:

    Camila,

    Adorei suas colocações sobre o Pilates. Estou inclusive pesquisando mais a respeito para colocar a minha mãe, ela está precisando muito fazer uma atividade física e acho que dentro do perfil e das necessidades dela o Pilates é o que melhor se encaixa.
    Parabéns!!!

    Adriana Rezende

  3. Shadiano disse:

    Poxa…!!! realmente a matéria está muito bem esplanada, não conhecia muito sobre pilates, e agora sabendo todos os benéficios, quem sabe passarei a praticar essa atividade física.

  4. Tamires disse:

    Texto muito bom e muito explicativo. Tinha algumas dúvidas sobre pilates e agora elas estão esclarecidas. Parabéns!

  5. Rebeca disse:

    Muito interessante texto , de um forma clara e objetiva que todos possam entender , Vou aderir o pilates!


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