Home » Dicas de Saúde » Obesidade: índice aumenta no Brasil

Obesidade: índice aumenta no Brasil

Pesquisa realizada no Brasil neste semestre do ano de 2011, pelo Ministério da Saúde revela que 48% da população adulta encontra-se acima do peso. E 15% são obesos. Quando comparados por sexo, os homens estão com 52,1% acima do peso, já as mulheres com 44,3%, ou seja, a população masculina do Brasil está com proporção maior acima do peso do que a população feminina. Em quatro anos o número de pessoas acima do peso cresceu 4%. De acordo com o ministério da Saúde se o Brasil continuar neste ritmo de crescimento, em treze anos a população do Brasil com o mesmo percentual da obesidade dos Estados Unidos (acima de 62%).

O excesso de peso está diretamente ligado ao sedentarismo e a má alimentação. Atualmente as pessoas optam mais por consumirem alimentos industrializados, de fácil preparação, baixo custo e elevado teor de calorias (açúcares e gorduras), devido às rotinas diárias de trabalho, o tempo para preparar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas ficou cada fez menor, ocasionando assim mudanças nos hábitos alimentares.

Os alimentos mais consumidos hoje são: refrigerantes todos os dias, leite integral e carnes gordurosas.

A dica mais importante para uma alimentação saudável é não esquecer de inserir em sua dieta alimentos saudáveis, frutas, legumes e verduras, além de praticar exercícios físicos.

Referência Bibliográfica

  • MAHAN, L. Kathleen e Strump Escott Sylvia. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12. ed. São Paulo: editora Elsevier, 2010. 1358p. ISBN:9788535229844.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. [...] o consumo de açúcar diário de uma pessoa adulta trará benefícios positivos na luta contra a obesidade [...]


Deixe seu comenário