Home » Dicas de Saúde » Ingestão de líquidos durante as refeições dificulta a digestão

Ingestão de líquidos durante as refeições dificulta a digestão

A maioria das pessoas não conseguem comer sem beber algo ao mesmo tempo, mas desconhece o que esse hábito pode causar a sua saúde.

O problema de ingerir alimentos sólidos com líquidos é que as enzimas da saciedade levam mais tempo para serem liberadas, depois que o individuo já comeu demais, e o cérebro não reconhece a quantidade de alimento que foi ingerido. O tempo médio para uma digestão normal varia de duas a três horas. O processo de digestão de carnes leva três horas.

O recomendado é que o individuo beba líquidos 2 horas antes de comer e 1 hora após a refeição. Mas, para aqueles que gostam de ingerir líquidos durante as refeições o indicado é apenas um copo de 200 ml.

As frutas e verduras em sua composição natural já apresentam água, então já inferimos água ao consumi-los. No caso de alimentar-se de alimentos sólido e ingerir líquidos ao mesmo tempo opte por um copo de água, pois o suco é calórico e atrasa muito mais a digestão. Já aquele que preferem um refrigerante, cuidado, o refrigerante engorda, contém muito sódio favorecendo a formação de gases podendo ocasionar queimação, azias e até gastrite.

Referência Bibliográfica

  • MAHAN, L. Kathleen e Strump Escott Sylvia. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12. ed. São Paulo: editora Elsevier, 2010. 1358p. ISBN:9788535229844.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. Glad to visit this blog, keep it going.


Deixe seu comenário