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Hipertensão arterial

É uma doença de múltiplas causas havendo o aumento os valores da pressão arterial, no qual uma pressão é exercida pelo coração sobre as artérias, pode ser medida por dois valores: máximo (pressão sistólogica) e mínimo (pressão distólica). Para os adultos os índices normais de pressão máxima é de até 100 e pressão mínima de até 90 mmHg (14 por 9).

Pessoas hipertensas ficam com suas artérias apertadas o que dificulta a passagem do sangue, fazendo com que o coração exerça uma pressão maior para bombear o sangue.

A maioria das pessoas não apresentam sintomas. Quando existe se manifesta com dor de cabeça, sangramento nasal, zumbido no ouvido e tonturas.

Segundos os especialistas não existe uma causa comum para a hipertensão, acredita-se que problemas renais, endócrinos, uso freqüente de determinados medicamentos, gravidez, doenças neurológicas podem ser causas que levam a hipertensão.

A pressão arterial é verificada através de um aparelho específico utilizados em hospitais.

É de fundamental importância manter o controle da pressão. Por isso realize exames periodicamente, consulte seu médico regularmente.

A pressão alta é prevenida e controlada através de algumas medidas: dieta equilibrada, sem gordura e pouco sal, não consumir alimentos enlatados e embutidos; mudança de hábitos como, deixar de fumar, procurar ingerir o mínimo de bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas; e manter o peso equilibrado. Reduza ao máximo o consumo de cafeína, chá preto, chá mate e refrigerantes. Se você tiver histórico de hipertensão em sua família fique em alerta.

Aqui vai algumas dicas de alimentos utilizados no combate e prevenção de hipertensão:

  • Suco de uva, Vinho Tinto Orgânico, Suco de Cranberry – contêm Bioflavonóides, como a Atequina, Epicatequina, Resveratrol, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos.
  • Aveia, Farelo de Trigo, Arroz Integral (cereais integrais) – são ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e da pressão sanguínea.
  • Soja e derivados, semente gergelim, quinua – são ótimas fontes de cálcio, ajudam a relaxar os vasos.
  • Feijões, Ervilha Seca e Banana Passa: boas fontes de potássio que ajudam a regular a quantidade de água dentro das células.
  • Castanha de Caju, do Pará, Nozes, Avelã, Pistache – sem sal – são fontes de gorduras insaturadas e magnésio, nutrientes que atuam no combate à hipertensão.
  • Linhaça: rica em ômega 3: tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.
  • Cápsulas de Óleo de Peixe – fonte de ômega 3 – previne e controla doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.
  • Cápsulas de Óleo de Alho – aumentam a elasticidade dos vasos.
  • Gérmen de Trigo, Óleo de Gérmen de Trigo – é fonte de vitamina, possui efeito anticoagulante, favorecendo a circulação sangüínea.
  • Lecitina de Soja – previne danos nas artérias.
  • Sal Light – quantidades reduzidas em sódio, diminuindo a retenção de líquidos.

Outros alimentos como; Aloe Vera, Clorofila, Geléia Real e Mel também atuam no combate e prevenção a hipertensão.

Referência Bibliográfica

  • MAHAN, L. Kathleen e Strump Escott Sylvia. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12. ed. São Paulo: editora Elsevier, 2010. 1358p. ISBN:9788535229844.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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