Home » Dicas de Saúde » Dicas para reduzir o colesterol

Dicas para reduzir o colesterol

O colesterol é considerado um tipo de lipídio produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal: carne, leite integral, ovos etc. Ele desempenha funções essenciais em nosso organismo como a produção de a produção de hormônio e vitamina D. Mas, não podemos esquecer que o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Existe dois tipos de colesterol em nosso sangue:

  1. LDL: conhecido como “ruim”, através do deposito nas artérias ele pode ocasionar o entupimento;
  2. HDL: conhecido como “bom”, ele diminui a formação da placa de gordura através da retirada do excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito.

Níveis elevados de colesterol no sangue é um fator de risco para graves problemas futuramente, elevando as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, derrame, circulação, cálculos biliares, impotência e hipertensão.

A taxa ideal para perfeito funcionamento do nosso organismo é abaixo de 200 mg/dl.

Algumas dicas

- Aumente o consumo de fibras solúveis (aveia, arroz integral, frutas), pois elas reduzem a absorção do colesterol.

- Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans (frituras, bolos,biscoitos, sorvetes, carnes gordas).

- Aumente o consumo de alimentos antioxidantes (frutas e verduras).

- Reduza o consumo de açúcares e álcool.

- Inclua na alimentação gorduras boas: castanhas, nozes, linhaça, azeite de oliva e peixes, pois aumentam o HDL (colesterol bom) e reduzem o LDL (colesterol ruim).

- Aumente o consumo de alho e cebola, pois ajuda a reduzir o colesterol e triglicerídeos.

- Acrescente temperos nas refeições como: pimenta, manjericão, alecrim e orégano, eles são ricos em antioxidantes, que previnem a oxidação do colesterol.

- Reduza o consumo de café, a cafeína pode contribuir para a oxidação do colesterol.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. Raquel disse:

    muito boa as dicas


Deixe seu comenário