Home » Dicas de Saúde » Diabetes gestacional

Diabetes gestacional

Dar-se o nome de diabetes gestacional, a diabetes que surge pela primeira vez durante a fase da gravidez. A diabetes é uma doença em que a glicose do sangue, ou seja, os níveis de açúcar são altos demais, afetando assim, a saúde do bebê. A diabetes gestacional desaparece logo após o parto, podendo voltar alguns anos mais tarde com os níveis mais elevados que antes, desenvolvendo diabetes de tipo II.

Prevenção e controle

Uma das formas é através da realização de exames, caso o médico suspeite que a mulher possa vir a sofrer de diabetes gestacional, irá submetê-la a uma análise para verificar a sua tolerância à glicose.
Outra forma é através atividade física e da alimentação, na maioria dos casos, a diabetes gestacional poderá ser controlada por uma dieta balanceada aliada de exercício físico, recomenda-se:

• Evitar o consumo de açúcares em geral, mel, melado, doce, refrigerante e bebidas adoçadas com açúcar. Utilizar adoçante sob a supervisão de um médico ou nutricionista.
• Alimentos ricos em amido (cereais e leguminosas) e frutas (ricas em açúcar simples) diariamente, de forma balanceada para não aumentar a glicemia e evitar ganho de peso excessivo.
• Consumir frutas, pois são ricas em vitaminas e são extremamente necessárias para a gestante.
Hortaliças cruas e cozidas, 4 a 5 porções ao dia para garantir o fornecimento de vitaminas, minerais e fibras. As fibras insolúveis, farelo de trigo, grãos integrais e hortaliças, ajudam a combater a obstipação.
• Água – 6 a 8 copos ao dia, nos intervalos das refeições principais.
• Laticínios magros – 4 porções ao dia para garantir proteínas e calorias adicionais necessárias ao crescimento do feto.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário