Home » Dicas de Saúde » Como armazenar alimentos na geladeira?

Como armazenar alimentos na geladeira?

Para garantir que os alimentos estejam seguros, conservados e livres de contaminação, além de observamos o prazo de validade, devemos também ficar de olho na forma como estão organizados nas gavetas, prateleiras de sua geladeira. Já parou para pensar que você pode está consumindo um produto contaminado dentro da sua própria geladeira. Não se engane a geladeira não conserva os alimentos para sempre, devemos respeitar o período em que cada alimento pode ficar na geladeira.  Muitas vezes o alimento começa a estragar e não vemos os sinais como, por exemplo, odor característico, e quando consumido poderá ocasionar intoxicação alimentar.

A organização dos alimentos dentro da geladeira é de fundamental importância para sua conservação. Determinados alimentos requerem temperatura mais fria do que outros, daí a importância de armazená-los corretamente dentro da geladeira.

Nas prateleiras superiores, coloque os alimentos que necessitam de maior refrigeração:

  • É nelas que devem ser guardados os alimentos como leite e derivados.

Nas prateleiras intermediárias podem ser reservadas as guloseimas, sobras de alimentos ou alimentos que ainda vão ser preparados:

  • Não esqueça que um descongelamento seguro deve ser feito sob refrigeração.
  • Alimentos crus não devem ficar na mesma prateleira dos alimentos cozidos, os crus podem contaminar os cozidos.

Nas prateleiras inferiores os alimentos que necessitam de menos conservação como as verduras:

Nas gavetas as frutas:

  • Lembrando que as frutas e verduras  não devem ser lavadas para serem armazenadas (lavá-los e coloca-los na geladeira, aumentará a umidade, acelerando o processo de deterioração das frutas e verduras), devendo ser acondicionadas em saquinhos transparentes, a higienização deverá ocorrer somente quando forem consumido:

Dicas!!!

  • Utilize recipientes com tampas;
  • Evite deixar a porta da geladeira aberta, fique de olho na borracha;
  • Realize o descongelamento do congelador seguindo as recomendações do fabricante;
  • Verifique a temperatura do refrigerador que deverá está marcando 4,5°C ou menos e congelamento -18°C ou menos;
  • Não deixe latas abertas na geladeira. Guarde os alimentos em recipientes fechados;
  • Evite guardar catchup, mostarda, maionese e molho inglês na porta da geladeira, por ter uma temperatura de refrigeração bem menor isso diminui a validade dos alimentos;
  • Ovos não devem ficar na porta da geladeira, pois sofrem constante choque térmico favorecendo a contaminação, o ideal é que fique nas prateleiras intermediárias em recipiente com tampa;
  • nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou toalhas, pois isso dificulta a circulação do ar frio, prejudicando o bom funcionamento do aparelho.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. Antes de comentar sobre esse surpreendente post, quero falar sobre a grande qualidade do seu blog. Aprecio a essência que você emprega no seu ofício. Eu adoro ler seus textos, continue assim!

    • Maria Clara disse:

      Obrigada pela visita e pelos elogios, fico muito grata, realmente tenho dedicação exclusiva e procuro dar o melhor de mim. Grande abraço, o McNutrir é nosso!

  2. Adriano disse:

    Oi gostaria de saber se devo guardar os alimentos cozidos, tais como arroz, feijão, batatas ainda quentes na geladeira ou devo esperar esfriar.

    • Maria Clara disse:

      Olá,
      Os alimentos não podem permanecer mais que duas horas em temperatura ambiente, antes desse período deve ser armazenado na geladeira, mesmo que ainda esteja quente.


Deixe seu comenário