Home » Dicas de Saúde » Coca-Cola apresenta substância cancerígena

Coca-Cola apresenta substância cancerígena

Produto qúimico de coloração amarelo, que dar ao refrigerente Coca-Cola sua cor característica, está sendo discutido em relação a presença de substâncias cancerígenas.

Recentemente a Coca-Cola teve uma reformulação em seu processo de fabricação, para diminuir o nível do produto 4-metilimidazol (4-MI), mas essa medida ainda não foi acatada pelo pais da Grã-Bretanha, que é de 135 microgramas, 34 vezes mais alto do que o encontrado nos Estados Estados (dados segundo estudo do grupo americano Center For Science in The Public Interest, em parceria com uma campanha sobre alimentação infantil no Reino Unido).

Na Califórnias as autoridades da Saúde estão tão preocupadas com a questão que proibiram qualquer bebida que tenha mais do que 40-MI (as Reações químicas entre o açúcar e a amônia resultam na formação do 4-MI, que é apontado como causador de câncer em testes de laboratório com ratos).

Os ativistas estão preocupados com esse fato, escreverão para os ministros da Saúde no Reino Unido pedindo que o componente seja banido. Os resultados da pesquisa serão publicados no International Journal of Occupatinal and Evniromental Health.

Especialistas californianos afirmam que o consumo regular de 4-MI em 30microgramas causaria câncer em uma a cada 100 mil pessoas. A Coca-Cola nega que o componente cause algum risco à saúde humana. No Reino Unido, as autoridades disseram que vão mudar o componente, mas ainda não colocaram a ação na agenda.

Segundo os fabricantes é possível obter uma coloração caramelo totalmente livre do componente, embora seja quatro vezes mais caro. As versões diet e zero não foram incluídas na análise, mas testes anteriores indicaram que elas tendem a ter três vezes menos contaminação do que a versão normal.

Se você é consumidor do refrigerante Coca-Cola, cuidado, pois sua saúde pode está sendo comprometida.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. [...] de olho na saúde, cuidado com aquilo é ingerido, principalmente os refrigerantes, pois 01 lata chega a conter 10 colheres de açúcar, o equivalente a 40 [...]


Deixe seu comenário