Home » Dicas de Saúde » Alimentação na prevenção do câncer

Alimentação na prevenção do câncer

Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) revelam que a alimentação e atividade física previnem o desenvolvimento do câncer. Dentre os principais alimentos causadores da doença destacam-se alguns enlatados, picles, salsichas, embutidos, como linguiça, salsicha, presunto, peito de peru, bolachas, excesso de sal, além da falta de atividade física.

Os alimentos ricos em conservantes quando entram em contato com o sulco gástrico são transformados em substâncias cancerígenas, que causam agressão ao estômago, estimulando alterações nas células.

Cuidados com o preparo!

Outro cuidado deve-se ter é com o preparo das carnes, a forma como podem ser preparada pode trazer danos à saúde, o recomendado é que o peixe, o frango, a carne vermelha sejam cozidos utilizando métodos de cozimento que usam baixas temperaturas, pois são mais saudáveis, como vapor, fervura, pochê, ensopado, guisado, cozido ou assado. Quando os alimentos são submetidos a altas temperaturas (chapa ou fritura), aparecerá um composto cancerígeno, capaz de provocar mutação nas células.

Fique ligado!

Alimentos com muita concentração de energia devem ser evitados, como os biscoitos, sucos artificiais, refrigerantes, fast food, etc.

Os alimentos que devem ser consumidos para evitar o câncer são: Frutas, verduras, legumes e cereais integrais que contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos antes que eles causem danos à saúde.

Aumente o consumo de temperos como azeite, alho, cebola e salsa. Diminua a quantidade do sal nas refeições, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de até 5 g de sal ou 2 g de sódio ao dia.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. Rosemary disse:

    muito obrigada pelas informações dadas aqui, são de suma importancia para nós que somos obrigados devido à correria consumir certos alimentos tão prejudiciais à saude, com base nessas informações ficaremos mais atentos.


Deixe seu comenário