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Alimentação – Mitos e verdades

Quando o assunto é alimentação, os meios de comunicação em massa: TV, internet, revistas, jornais, etc., sempre nos deixam confusos sem saber o que realmente está correto. A cada dia surge uma dieta nova para emagrecer, mas será que tudo isso é verdade?

  • Comer manga com leite faz mal?

Certamente só irá te fazer mal se o leite estiver azedo e a manga estragada, tabus como este é repassado através da cultura ou religião.

  • Comida apimentada causa úlcera?

Durante muitos anos pensou-se que o aparecimento de úlceras estivesse ligado a comidas picantes, condimentadas, parcialmente contribui, mas não é o que causa a úlcera. Seu aparecimento está ligado ao uso de anti-inflamatórios e a presença da bactéria Helicobacter Pylori.

  • Comer banana diminui câimbra?

A câimbra acontece por vários motivos, como falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, ao exercer força muscular ou pela falta de potássio. A banana é rica em potássio e pode está contribuindo para o desaparecimento das câimbras, caso esse seja o motivo.

  • Ingerir água durante as refeições engorda?

Não. Água não fornece calorias, pois não tem macronutrientes (proteínas, gorduras e hidratos de carbono), o que pode acontecer é que as enzimas da saciedade levam mais tempo para serem liberadas, depois que o individuo já comeu demais, e o cérebro não reconhece a quantidade de alimento que foi ingerido. O tempo médio para uma digestão normal varia de duas a três horas. Portanto beba líquidos 2 horas antes das refeições e 1 hora após.

  • Chá verde queima calorias?

O chá verde tem antioxidantes em seus compostos e ativa a queima de gorduras. O recomendado é fazer o chá com as ervas naturais e tomar até 3 xícaras por dia. O chá verde é contra indicado para quem tem hipertensão, hipotireoidismo ou insônia.

  • Ovo aumenta taxas de colesterol no sangue?

Os ovos apresentam muitas proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas do complexo B e colesterol, mas existem evidências de que o consumo afete negativamente os níveis de colesterol. É indicado consumir até 02 ovos ao dia em substituição da carne.

  • Castanhas diminuem risco de diabetes e doenças cardíacas?

Em seus componentes encontramos gorduras monoinsaturadas, magnésio e zinco, além de vitaminas e minerais que favorecem o equilíbrio do organismo. Agindo na prevenção de várias doenças, entre elas diabetes e problemas cardíacos.

  • Azeite não engorda?

O azeite é uma gordura como qualquer outra fornece 9 kcal por grama, no qual devemos consumir moderadamente. As gorduras devem compor 30% da das Kcal diárias de uma dieta alimentar. A gordura do azeite é considerada uma das mais saudáveis, por está associada à redução mau colesterol, mas não pode ser consumido em excesso só porque é saudável.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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