Home » Dicas de Saúde » Água e sua importância em nosso organismo

Água e sua importância em nosso organismo

A água é um componente indispensável do sangue, linfa, secreções (líquidos extracelulares) e de toda a célula (líquido intracelular). Mais da metade do peso adulto é água, 60% no homem, 54% na mulher.

O meio interno do organismo é banhado em líquidos contidos em compartimentos do corpo divididos por membranas semipermeáveis. O compartimento extracelular contém um terço da água do corpo, e inclui o liquido no plasma e espaços intersticiais; o líquido intracelular contém dois terços da água do corpo.

Qual a importância da água para o organismo humano?

A água é importante para um bom funcionamento de todos os órgãos, o corpo necessita de água. O liquido é um componente estrutural das células. Quando as células perdem água, perdem sua forma.

A água auxilia na digestão, excreção, absorção e circulação, também são importantes na regulação da temperatura corporal. Representa uma parte importante em funções mecânicas, como lubrificante das articulações e movimento das vísceras na cavidade abdominal.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário