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Você sabe o que são antioxidantes e onde eles estão presentes?

Os antioxidantes são substâncias produzidas pelo nosso corpo que podem evitar a oxidação de outras substâncias. As reações de oxidação são essenciais para diversos processos de vida, mas tais reações produzem os radicais livres.

Os radicais livres são altamente reativos, e eles podem iniciar reações em cadeia que eventualmente pode danificar as células do corpo, ocasionando assim o envelhecimento precoce.

Alguns alimentos tais como: frutas, legumes, especiarias, legumes, peixes, nozes e grãos, são ricos em antioxidante.

Existem vários tipos de antioxidantes. Alguns dos mais importantes são as vitaminas A, C e E, o hormônio melatonina, enzimas, como a glutationa, superóxido dismutase e catalase, Carotenóides, como alfa e beta-caroteno, licopeno, luteína e zeaxantina, flavonóides, flavonas, flavonols, flavanones, isoflavonas, antocianinas, ácidos fenólicos, ácido cítrico, ácido oxálico, ácido úrico, quercetina e minerais como, selênio e manganês.

A falta de antioxidantes no corpo pode causar dano oxidativo, ocasionando vários problemas de saúde. Esta é a razão no qual é extremamente importante incluir alimentos ricos de antioxidantes na dieta.

Veja quais são os alimentos ricos em compostos antioxidantes:

Legumes

  • •Brócolis
  • •Cenouras
  • •Tomates
  • •Squash
  • •Green peppers
  • •Espinafre
  • •Abóbora
  • •Batata-doce
  • •Cebola
  • •Pimentas
  • •Alho
  • •Salsa
  • •Espargos
  • •Beterraba
  • •Repolho
  • •Couve de Bruxelas
  • •Kale
  • •Alcachofra
  • •Pepinos

Assim como os legumes, frutas são uma excelente fonte de antioxidantes. Frutos, bagas e uvas são consideradas como os melhores alimentos ricos antioxidante. Contêm vitaminas antioxidantes como vitamina C e A, juntamente com compostos antioxidantes como ácidos fenólicos, flavonóides e carotenóides. Como exemplos temos:

  • •Amoras
  • •Blueberries
  • •Morangos
  • •Framboesas
  • •Groselha preta
  • •Mirtilos
  • •Cranberries
  • •Kiwis
  • •Goji berries
  • •Açaí bagas
  • •Abacaxi
  • •Uvas
  • •Cherry
  • •Orange
  • •Toranja
  • •Datas
  • •Ameixas
  • •Passas
  • •Damascos
  • •Ameixa
  • •Maçãs
  • •Mangas
  • •Pêssegos
  • •Melão
  • •Melancias
  • •Limão
  • •Peras

Abaixo segue os grãos integrais e leguminosas ricos em antioxidante.

  • •Aveia
  • •Cevada
  • •Milho
  • •Millets
  • •Wheatgerm
  • •Pequenos grãos vermelhos
  • •Soja
  • •Feijão Pinto
  • •Feijão vermelho
  • •As lentilhas
  • •Grão de bico
  • •Ervilhas

Algumas ervas e bebidas podem fornecer alguns dos compostos antioxidante, são eles:

  • •Cominho
  • •Açafrão
  • •Orégano
  • •Cravo
  • •Canela
  • •Cardamomo
  • •Sementes de mostarda
  • •Basil
  • •Coentro
  • •Sage
  • •Tomilho
  • •Hortelã-pimenta
  • •As nozes
  • •Amendoim
  • •Avelãs
  • •Pecans
  • •Amêndoas
  • •Cajus
  • •Nozes de macadâmia
  • •Pistácios
  • •Cacau
  • •Chá, especialmente o chá verde
  • •Café
  • •Sementes de girassol
  • •Flaxseed
  • •Óleo de fígado de peixe
  • •Carne vermelha
  • •Ovos
  • •Frango
  • •Turquia
  • •Peixes, crustáceos e moluscos

Começe a praticar o habito de introduzir alguns desses alimentos em suas refeições. Isso poderá ajudar a reduzir o risco de várias doenças. Alimentos ricos em antioxidantes também podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Referência Bibliográfica

Site: http:/www.receitando.blogspot.com

Site:  http//www.guiadicas.com

Site: http//www.dicasdemulher.com.br

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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