Home » Dicas de Saúde » 10 Dicas para uma alimentação saudável

10 Dicas para uma alimentação saudável

Siga as dicas abaixo e comece a praticar um estio de vida mais saudável;

1-      Faça pelo menos 03 refeições diárias – café da manhã, almoço e jantar, e dois lanches por dia – lanche da manhã e lanche da tarde. Não pule nenhuma das refeições, determine horários fixos para fazer as refeições, não coma fora de hora;

2-      Inclua diariamente 06 porções do grupo de cereais – arroz, feijão, pães e massa – tubérculos, como as batatas, e raízes como a mandioca, nas refeições. Prefira os alimentos integrais e em sua forma natural;

3-      Como pelo menos 03 porções de verduras e 03 ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;

4-      Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos 05 vezes na semana, este prato é a combinação completa de proteínas e faz bem a saúde;

5-      Coma diariamente 03 porções de leite ou derivados e 01 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Prefira carnes magras e retire a pele das aves;

6-      Como no máximo 01 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;

7-      Evite alimentos industrializados, refrigerantes, bolos, biscoitos doces e recheados, guloseimas;

8-      Reduza a quantidade do sal na comida, retire o saleiro da mesa para evitar abusos;

9-      Beba pelo menos 02 litros de água ao dia, nunca beba junto com as feições, beba sempre nos intervalos;

10-   Pratique atividade física pelo menos 30 minutos todos os dias, evite bebidas alcoólicas e fumo.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. Luci Ferraz Zacarias disse:

    Gostei muito dos artigos.

  2. brennomextreme disse:

    e verdade


Deixe seu comenário