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Adulto com atividade física intensa

Para individuo que exercem atividade física que ocupem os grandes músculos ou de ambientes com mudanças climáticas acentuadas, deve-se manter um padrão alimentar priorizando nutrientes tais como:

Carboidratos: priorizar em quantidades suficientes para manter a energia necessária, sem esgotar ou apresentar cansaço muscular imediato;

Lipídios: sempre preferir ingerir quantidades maiores dos insaturados;

Proteínas: ingerir quantidades satisfatórias dos dois grupos (animal e vegetal);

Vitaminas: ingerir todas elas para que não ocorra carência devido ao desgaste físico, estresse muscular;

Sais minerais: ingerir todos, principalmente o sódio que é eliminado no suor, havendo a necessidade de reposição;

Fibras: são importantes para o bom funcionamento intestinal, reduzem o colesterol e as gorduras na circulação;

Agua: é de fundamental importância para a reposição de líquidos eliminados durante as atividades físicas, principalmente em ambientes quentes.

Nesse grupo de pessoas praticantes de atividades físicas é comum encontrar carências nutricionais devido ao fato de priorizarem alimentos ricos em carboidratos refinados, rico em gorduras e com baixa quantidade de vitamina e sais minerais fundamentais para à boa saúde.

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

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