Home » Artigos » UAN: serviços de distribuição de refeições

UAN: serviços de distribuição de refeições

De acordo com Silva Filho (1996), os principais tipos de serviços utilizados na distribuição de refeições são:

  • Distribuição convencional

Nesse tipo de serviço o comensal utiliza-se de uma bandeja estampada, com separação de locais onde são depositados os alimentos. Este serviço necessita de uma copeira que sirva o alimento na bandeja do comensal.

Os equipamentos utilizados no serviço são: balcões de distribuição quente, com aquecimento tipo banhos Maria ou a seco; balcão refrigerado, balcão de apoio; distribuidores de líquidos e distribuidores de pães; bandejas e talheres.

  • Auto serviço

No auto serviço o comensal pode servir-se de três maneiras: com auxilio de copeira (onde o comensal porciona a quantidade que deseja estando às preparações dispostas em cumbucas ou travessas); sem auxilio de copeira ou livre (onde o comensal se serve diretamente no prato, na quantidade desejada); com auxilio de uma máquina (o comensal coloca uma ficha ou moeda e a máquina libera o produto previamente escolhido).

  • Misto

Esse tipo de serviço é a junção do tipo de serviço convencional e do auto serviço. Os utensílios utilizados para este serviço são: prato para sobremesa, bandeja lisa, prato de mesa, cumbuca ou travessa e talheres.

  • Esteira transportadora

Este serviço é utilizado para facilitar a operacionalização da distribuição, através do uso de esteira, tornando rápida a distribuição das refeições. O comensal caminha ao longo do balcão com uma bandeja, onde a copeira porciona os alimentos.

  • Buffet

É um serviço que permite atendimento rápido e pode atender até 75 clientes com uma linha de Buffet, os recipientes devem ser mantidos sempre cheios, quentes e o local deve ser mantido sempre limpo, sendo que os utensílios utilizados durante a distribuição devem ser removidos das áreas de alimentação após o uso.

Referência Bibliográfica

SILVA FILHO, Antonio Romão A. da . Manual básico para o planejamento de restaurantes e cozinha industrial . São Paulo: Varela, 1996.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. mcnutrir@gmail.com

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário