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Restaurantes: modalidade à la carte

Os estabelecimentos que se destinam a produção e venda de alimentos, apresentam características semelhantes no que diz respeito aos processos estruturais de compra, armazenamento, produção, gestão, distribuição e venda.

Considerando o tipo de serviço ofertado, os restaurantes são classificados em três grupos distintos: à la carte, método de auto serviço, método direto e/ou repetitivo.

No grupo à la carte estão todos os restaurantes e casas de alimentação que se utilizam do método à la carte para servir seus clientes. A característica marcante deste método é o cardápio sempre igual, pré-definido e oferecido diariamente ao cliente.

Os restaurantes que oferecem este tipo de serviço trabalham com garçons ou atendentes de balcão para anotar os pedidos dos clientes, levá-los à preparação, atendendo o mesmo até o momento do fechamento da conta. Podem ser clássicos, requintados ou muito simples. Variando as refeições servidas, sendo estas: pratos típicos, regionais, de massa, lanches, petiscos diversos, pizzas, frutos do mar.

Apresentam o mesmo processo produtivo, diferenciando-se em relação à matéria-prima utilizada, aos cardápios oferecidos e, por consequência, alguns diferentes equipamentos de cocção.

São vários os tipos de estabelecimentos que se destinam a este conceito de gestão e atendimento. Podendo ser divididos em subgrupos conforme as características de cardápio, horários e estilos de atendimento, bem como pela própria clientela, tendo-se os seguintes subgrupos (observe organograma):
à la carte

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Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. mcnutrir@gmail.com

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  1. RAFAELA disse:

    QUANDO FOI PUBLICADO ESSE ARTIGO?


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