Home » Artigos » Qual a diferença entre alimentos diet e light?

Qual a diferença entre alimentos diet e light?

Quando se trata de alimentos diet e light, sempre nos confundimos quando vamos ao supermercado realizar alguma compra. As palavras chaves que diferenciam diet de light são: ausência e redução.

O alimento diet: é o alimento industrializado em que determinados nutrientes como proteína, carboidrato, gordura, sódio não são encontrados (estão ausentes) ou possuem em quantidades muito reduzidas.

O alimento light: é o alimento que quando produzido tem uma redução de no mínimo, 25% o valor calórico ou de alguns nutrientes como, por exemplo, açúcar, gordura, colesterol e sódio, dentre outros.

Os alimentos diet são indicados para pessoas que apresentam algum problema de saúde e que precisam ingerir alimentos com restrição de um determinado nutriente, como por exemplo: pessoas com diabetes, hipertensão.

Já os alimentos light são recomendados paras aquelas pessoas que estão querendo emagrecer, mas cuidado com a quantidade consumida, se consumir em excesso as quantidades dos nutrientes dobram, e você vai engordar!

É importante que no ato da compra você observe o rótulo do produto verificando todos os nutrientes e se eles atendem as suas recomendações.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. Sofia disse:

    Valeu gostei muitoo


Deixe seu comenário