Home » Artigos » Conceitos: alimentação e nutrição

Conceitos: alimentação e nutrição

Alguns autores especialistas na área de alimentação e nutrição apresentam os respectivos conceitos: Para (1998), existe uma diferença entre os termos alimentação e nutrição. Portanto, a alimentação é definida como um ato voluntário e consciente pelo qual o indivíduo obtém seus produtos para o consumo; nutrição é a ciência que estuda as diversas etapas que o alimento sofre ao ser introduzido no organismo onde ocorrem os processos de digestão, absorção, metabolismo e eliminação de nutrientes. Teichmann (1987), também faz a diferenciação entre estes termos relacionando-os de forma bem simples. Para o autor enquanto a alimentação se dar de forma voluntária e consciente, a nutrição de forma involuntária e inconsciente. Desta forma a alimentação pode ser educada, mas a nutrição não, visto que as pessoas podem estar “bem” alimentadas, porém mal nutridas.

É através da nutrição que o indivíduo garante o material necessário às suas atividades físicas, biológicas e mentais, para que com saúde possa normalmente nascer, viver e reproduzir-se. A alimentação normal que favorece a perpetuação dos caracteres biológicos do indivíduo e da espécie através das gerações. (KRAUSE, 2005)

Engana-se quem pensa que alimentação é uma questão de sobrevivência e manutenção da saúde, não se restringe só a isso representa também um fator importante de prazer e convivência social de modo que certos hábitos e padrões alimentares passaram a representar “status” sócio-econômico que só podem ser mantidos por camadas das populações que possuem um elevado nível de renda.

Referências Bibliográficas

KRAUSE, M. V.; MAHAN, L. K. Alimentos, nutrição e dietoterapia. Ciência da nutrição. 11. ed. São Paulo: Roca, 2005.1242 p.

PORTO, Flávia. Nutrição para quem não conhece nutrição. São Paulo: Livraria Varela, 1998. 185 p.

GARBIERI, Valdemiro C. Conceitos básicos em alimentação e nutrição. In: ______. Alimentação e nutrição. Fator de saúde e desenvolvimento. Campinas: UNICAMP, São Paulo: Almed, 1987. cap. 1, p. 19-28.

TEICHMANN, I. M. Noções básicas de nutrição. In: ______. Cardápios: técnicas e criatividade. 4. ed. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 1987.  p. 18-33.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. mcnutrir@gmail.com

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. andreza disse:

    adorei parabéns


Deixe seu comenário