Home » Artigos » Carboidratos

Carboidratos

Os carboidratos também conhecidos como hidratos de carbono, são biomoléculas em maior abundancia na natureza, e apresentam fórmula geral: [C(H2O)]n, suas moléculas desempenham várias funções;

  • Fonte de energia
  • Reserva de energia
  • Estrutural;
  • Matéria prima para biossintése de outras moléculas.

Qual a importância dos carboidratos na dieta humana?

A principal função do carboidrato na dieta humana é a de fornecer energia para o cérebro e as células nervosas (possibilita a liberação de energia química para formação de ATP). Fundamental para o funcionamento do coração e de todo o sistema nervoso.

Os locais de armazenamento dos carboidratos são fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). O carboidrato evita que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, no entanto se você está seguindo um plano alimentar com baixo percentual de carboidratos, seu corpo poderá fazer canibalismo muscular. Uma dieta equilibrada deve conter de 50 a 60% de carboidratos!

Como são classificados os carboidratos?

Os carboidratos são classificados em monossacarídeos (carboidratos simples que não precisam ser quebrados para serem absorvidos), dissacarídeos (duas moléculas de monossacarídeo), oligossacarídeos (2 a 10 moléculas de monossacarídeos) e polissacarídeos (várias moléculas de monossacarídeo).

Onde começa a digestão do carboidrato no homem?

A digestão dos carboidratos começa na boca com a mastigação pela ação da amilase salivar onde o carboidrato é quebrado em dextrinas e maltoses que são moléculas menores.

A digestão continua no estômago através das contrações das fibras musculares da parede (movimentos peristálticos), cuja função é misturar as partículas dos alimentos com secreções gástricas. Ocorrendo apenas a movimentação do carboidrato para a parte inferior do estômago e da válvula pilórica, uma vez que as secreções gástricas não contém enzimas digestivas.

A digestão do carboidrato é finalizada no intestino delgado através das secreções pancreáticas e intestinais. Já as secreções intestinais contêm três enzimas distintas, as dissacaridases, sacarase, lactase e maltase, que atuam sobre os dissacarídeos para realizar a absorção dos monossacarídeos glicose, frutose e galactose.  Observe tabela abaixo:

Fonte Enzima Substrato Produto
Boca
(Glândulas salivares)
Amilase salivar (pitalina) Amido Dextrinas e Maltoses
Intestino Delgado
Pâncreas
Amilase pancreática Amilose e amilopectina Maltose, maltotriose e dextrinas a-limitantes
Mucosa Intestinal Borda em escova Sacaridases intestinais a-dextrinas (isomaltase)

Sacarase
Maltase
Lactase

Dextrinas a-limitantes (isomaltase)
Sacarose
Maltose
Lactose
Glicose
Glicose e frutose
Glicose e glicose
Glicose e galactose

Fonte: Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia, 2010.

Veja algumas indicações de alimentos que apresentam ótimas fontes de carboidratos: Cereais: arroz branco, arroz integral, cereal matinal, aveia; Massas: macarrão, tortas, bolos, pães, bolachas, etc.; Frutas: maça, banana, uva, melancia, caqui, goiaba, etc.; Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha e Tubérculos: batata e mandioquinha.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. yasminlopys disse:

    tudo que se refere a saude e de grande interessse para mim acridito que este site e muito interessante para uma vida saudavel e equilibrada!

    • Maria Clara disse:

      Yasmim, para mim é motivo de felicidade saber que o Mc Nutrir está contribuindo de forma positiva, levando conhecimentos para as pessoas. Grata pela visita.


Deixe seu comenário