Home » Artigos » Alimentos energéticos, construtores e reguladores.

Alimentos energéticos, construtores e reguladores.

Os alimentos são classificados em três grupos, conforme a função que cada um exerce em nosso organismo: energético, plástico ou construtor e regulador.

Grupo energético?

Os alimentos pertencente a este grupo possuem função energética, são considerados como uma espécie de combustível para o organismo. Quando queimados no tecido por processo metabólico, transformam-se em água e gás carbônico liberando energia química que é transformada em energia mecânica e calor. Para manter a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos o organismo consome energia, mesmo que esteja em jejum ou repouso.

Alimentos pertencentes a este grupo?

  • Cereais, açúcares, feculentos, mel, cana de açúcar, hortaliças, gorduras e frutas. (se  consumidos em excesso são armazenados no fígado e no músculo sob a forma de glicogênio).

Grupo plástico?

Sua função está destinada à formação, ao crescimento e à reparação do órgão desgastado pelo trabalho (possui função de sustentação). Mesmo que a formação de novos tecidos só ocorra no ser em desenvolvimento, na fase adulta há uma troca de tecidos, porém de forma menos acentuada. Os alimentos protéicos contêm elementos essenciais à formação de novos tecidos, reparo e renovação de tecidos desgastados.

Alimentos pertencentes a este grupo?

  • Carnes, leites e derivados, frutas e água (quando alimentos ricos em proteínas são consumidos em excesso são depositados no adiposo sob a forma de ácidos graxos e glicose).

Grupo regulador?

Os alimentos deste grupo têm a função de fornecer elementos que auxiliam as várias funções normais do metabolismo orgânico como as vitaminas, minerais e fibras alimentares. Estes elementos estimulam e controlam as trocas e processos nutritivos do organismo.

Alimentos pertencentes a este grupo?

  • Frutas, hortaliças, vísceras e cereais integrais (quando vitaminas lipossolúveis são consumidas em excesso ficam armazenadas no organismo podendo ocasionar problemas, minerais em excesso também favorecem o desenvolvimento de problemas específicos, no entanto, as vitaminas hidrossolúveis são eliminadas através da urina)

Referência Bibliografica

MEZOMO, I. F. de B.. Noções sobre nutrição. In: ______. Os serviços de alimentação. São Paulo: Manole, 2002. cap.2, p. 31-50.

KRAUSE, M. V.; MAHAN, L. K. Alimentos, nutrição e dietoterapia. Ciência da nutrição. 11. ed. São Paulo: Roca, 2005. 1242 p.

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. mcnutrir@gmail.com

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!


  1. Rafaela rodrigues de Oliveira disse:

    eu adoorei esse texto alimentar me ajudou no meu trabalho de escoola”"

  2. CILENE disse:

    Eu achei que precisava ,mais explicações!!poste mais explicações ,seu sati vai bombar!!acredite!!

  3. natacha disse:

    MUITO OBRIGADA POR TE COLOCADO

  4. yasmim disse:

    eu achei o comentario bom

  5. juliana disse:

    oi eu amei tudo e ler

  6. Bruna Rayne disse:

    Adorei o site me ajudou mto no trabalho da escola!!!U.U

  7. aline raquel disse:

    eu amei esse texto, e espero que coloque mais coisas falando sobre os alimentos

  8. Sérgio Eduardo lima carneiro disse:

    Essas informações me ajudaram muito na prova

  9. Elucidação concisa e de fácil assimilação. Obrigado!


Deixe seu comenário