Home » Artigos » Alimentação fora do lar: questão de saúde pública

Alimentação fora do lar: questão de saúde pública

Atualmente as pessoas estão realizando mais refeições fora do lar, a prática desse hábito em nosso cotidiano tem aumentado o número de estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos, como por exemplo, os restaurantes.  No entanto, faz-se necessário que as exigências da vigilância sanitária sejam atendidas por estes estabelecimentos, uma vez que alimentação significa também saúde pública.

O foco maior de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é a prevenção da saúde pública, os clientes buscam além do bom atendimento a satisfação em consumir um alimento seguro e de qualidade.

O sistema de Controle de Qualidade através da implantação e manutenção das Boas Práticas de Fabricação é a chave para o sucesso de qualquer UAN, medidas adotadas no decorrer da produção, tais como:

  • Treinamentos e Capacitação de colaboradores;
  • Ênfase nos critérios básicos de higiene, conduta e comportamento dentro das áreas de manipulação,

Favorecem a produção de alimentos livres de contaminação, no qual é supervisionado e orientado diariamente a sistemática de lavagem correta das mãos, o uso correto do uniforme, touca e luvas, regras de convivência em equipe, otimização da produtividade e segregação de atividades, uso de facas e placas de corte especificas para as diferentes atividades, controle diário do índice de cloração da água e qualidade do óleo utilizado em frituras, equipamentos, áreas internas externas de uma forma geral. Verificar o recebimento de mercadorias, orientar os fornecedores também é fundamental para garantia de um serviço de qualidade.

Faça a diferença, mostre que o segredo do seu sucesso é a qualidade de servir um alimento saboroso e livre de contaminação. O trabalho deve ser insistente, porém os resultados são lentos, graduais. Sensibilize sua equipe!

Leia Também


Sobre: Maria Clara

Consultora em Alimentação e Nutrição - Graduada pela universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharela em Saúde - Universidade federal da Bahia - UFBA

Gostou deste artigo??? Então torne-se fã do MC Nutrir no Facebook!!!



Deixe seu comenário